A Nova Zelândia quer discutir com o governo brasileiro a possibilidade de um acordo de livre comércio com o Mercosul. O tema será tratado por uma comitiva de parlamentares neozelandeses que se reúne hoje com congressistas em Brasília. A aproximação faz parte de uma estratégia do pequeno país do Pacífico (de apenas 4,2 milhões de habitantes) de ampliar o comércio com economias emergentes.
A comitiva é liderada por Lockwood Smith, presidente do Parlamento, e formada por outros três parlamentares. Segundo Smith, a Nova Zelândia deu os primeiros passos em direção ao Mercosul há um ano. O ministro das Relações Exteriores esteve há alguns meses no Brasil para tratar do tema.
"Nosso comércio cresce muito com os países com os quais já temos tratados de livre comércio. Os dois lados ganham. O Brasil poderia exportar manufatura e também ter acesso a uma ampla gama mercados com os quais a Nova Zelândia já tem tratados de livre comércio", disse Smith.
A delegação neozelandesa segue ainda esta semana para Argentina, Uruguai e Chile.
As informações foram publicadas no jornal Valor Econômico, resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Fale Conosco | Política de Privacidade
Embrapa Gado de Leite e Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais
Copyright © 2012 CILeite - Centro de Inteligência do Leite. Todos os direitos reservados.