A persistência dos bons preços internacionais tem impulsionado a captação de leite no Uruguai no começo desse ano, apesar da seca. Em fevereiro, a captação de leite cresceu 12% sobre um ano antes, e, embora tenha chovido em algumas regiões, o crescimento se deveu também ao investimento dos produtores, disse o presidente da Associação Nacional de Produtores de Leite (ANPL), José Alpuin.
O preço atual, de 7,80 pesos (US$ 0,39) por litro pago pela Conaprole, não é o teto, disse Alpuin, que se mostra otimista com relação a mais aumentos. A melhora nos preços que vem ocorrendo nos últimos meses no mercado internacional seguirá esse ano, disse ele, graças ao aumento no consumo da China e da Índia.
Com relação à competição com outros setores, com os quais o setor leiteiro compete por terras, Alpuin disse que, embora seja impossível competir com uma soja a US$ 500 a tonelada, há grandes fazendas leiteiras que precisam de mais terras para se expandir.
As informações são do Conexión Agropecuaria, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Fale Conosco | Política de Privacidade
Embrapa Gado de Leite e Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais
Copyright © 2012 CILeite - Centro de Inteligência do Leite. Todos os direitos reservados.