Preços do leite nos Estados Unidos em alta: o mercado está se recuperando?

Andrew Muhammad - Professor da Mississippi State University - muhammad@agecon.msstate.edu


Em 2007 e 2008, os preços do leite nos Estados Unidos alcançaram altas recordes, mas caíram significativamente em 2009, o que tem causado grande preocupação na indústria láctea americana. O aumento dos preços em 2007 e 2008 pode ser atribuído à elevação dos preços do milho e dos grãos. Fatores como as contrações internacionais na oferta de grãos, o aumento da demanda por alimentos nos países em desenvolvimento e a queda do dólar também tiveram sua importância.

O uso do milho na produção de etanol resultou na inflação dos preços no setor de grãos americanos e está sendo citado como a causa da inflação dos preços dos alimentos em 2007 e 2008. Em 2007, os preços do leite aumentaram 48% (de $12,90 para $19,10) e os preços do leite destinado à produção de lácteos aumentaram 47% (de $12,30 para $18,20). No entanto, em 2009, o setor lácteo americano vivenciou a maior queda nos preços nos últimos 30 anos. Os preços do leite fluido caíram de $18,30 em 2008 para $12,20 em 2009 (queda de 33%) e os preços do leite destinado à produção de derivados lácteos foram de $18,00 em 2008 para $11,30 em 2009, uma diminuição de 37% (todos os preços neste artigo são baseados em 100 lbs, o que é equivalente a 45,36 Kg).

Porém, pela primeira vez em quase um ano, alguns analistas do setor lácteo dos Estados Unidos estão otimistas sobre uma possível reviravolta nos preços do leite. Em junho, os preços caíram para $11,30, o que foi uma grande mudança em relação a junho do ano passado quando os preços eram $19,30. Desde julho, os preços têm aumentado e prevê-se mais aumento para o resto do ano. Em agosto, o leite fluido aumentou para $12,00, ou seja, $0,70 a mais do que no mês anterior e o leite destinado à produção de derivados lácteos passou para $11,30, ou $0,90 a mais do que o último mês. Embora isto seja $6,00 a menos do que no ano passado, agosto pode ter sido o marco da reviravolta no mercado lácteo americano. De acordo com estimativas preliminares do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), os preços do leite em setembro foram ainda melhores do que os de agosto, quando os preços do leite fluido aumentaram para $12,70 e os do leite destinado à produção de lácteos foram $11,90.

Depois de anos de aumento no número de vacas e aumento da produtividade das fazendas, os preços declinaram, a demanda caiu, e os produtores ficaram numa situação difícil. Em 2009, os preços dos produtos lácteos e os preços do leite caíram para níveis abaixo dos experimentados no período de crise de 2000 e 2003. Conforme Bob Crop, no artigo de fevereiro de 2009 da Farmer Magazine (http://www.the-farmer.com), "os fundamentos do mercado não suportam os preços do leite tão baixos. O mercado americano provavelmente reagirá e uma melhoria nos preços será experimentada, especialmente no segundo semestre do ano. Mas os preços de 2009 serão, em média, inferiores aos de 2008." Jim Dunn, professor de economia rural da Penn State University, observando os ganhos de preços em setembro, projetou que os preços irão "aumentar rapidamente no restante do ano... e devem provocar um alívio em relação aos preços baixos na primeira metade de 2009."

Contudo, analistas da Informa Economics têm uma visão menos otimista e sugerem que "os preços do leite estão subindo principalmente por causa do medo neste momento. Não há uma variável comum influenciando os diferentes produtos lácteos, exceto a expectativa de contração da produção mundial de leite nos próximos meses. A explicação padrão para o aumento dos preços nos dois últimos meses é que os compradores estão nervosos e têm pressionado os preços para garantir alguns produtos. Contra esta explicação está o fato das posições compradas de contratos futuros do leite Class III terem diminuído e há pouca atividade de mercado para os contratos de 2010", ou seja, poucos investidores têm expectativa de aumento de preços.

 

Esta é a edição nº 35 do informativo eletrônico, Panorama do Leite, de 20 de outubro de 2009, uma publicação mensal de responsabilidade do Centro de Inteligência do Leite CILeite, criado em parceria entre a Embrapa Gado de Leite e a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais – Seapa. Embrapa Gado de Leite – Chefe-geral: Duarte Vilela, Chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento: Rui da Silva Verneque, Chefe-adjunto de Comunicação e Negócios: Elizabeth Nogueira Fernandes e Chefe-adjunto de Administração: Antônio Vander Pereira. Editores: Kennya Beatriz Siqueira e Marcos Cicarini Hott. Coordenador de Jornalismo: Rubens Neiva. Redação: equipe técnica do CILeite. Colaboração: Pedro Gomide e Leonardo Gravina. Projeto gráfico: Marcella Avila.

Para não receber mais este newsletter do Centro de Inteligência do Leite. Clique aqui