Metodologia de cálculo do índice de custo de produção de leite – ICPLeite/Embrapa.

 

 

 

O custo de produção de leite é medido por meio de cálculos efetuados com base nos preços de um conjunto de insumos e serviços empregados na produção de leite. Assim sendo, é possível comparar a variação deste custo no tempo e no espaço por meio de números índices, que medem a variação do custo de produção de leite ao longo do tempo.

A estrutura de ponderação foi baseada nos coeficientes técnicos levantados junto a trinta empresas de produção de leite localizadas no Estado de Minas Gerais, nas mesorregiões geográficas Metropolitana de Belo Horizonte e Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, responsáveis pela produção de 30,73% e 32,02% do volume estadual em 2000 e 2006, respectivamente.

A seleção das empresas  entrevistadas foi  intencional e teve como princípio  básico  as seguintes características:

a) renda proveniente da venda de leite de pelo menos 70% da renda total;
b) tempo de permanência na atividade suficiente para o que os sistemas de produção estivessem consolidados ou próximos da consolidação, em termos de rebanho e infra-estrutura;
c) região de estudo relevante em termos de volume de produção e de produtividade; e
d) propriedade ser referência na produção de leite (eficiente do ponto de vista dos técnicos) e economicamente sustentável, com perspectivas de permanecerem na atividade por pelo menos cinco anos.

Com relação a esta última pré-condição é importante registrar que em recente levantamento constatou-se que, passados 8 anos da pesquisa, 80% das empresas entrevistadas continuam produzindo leite, o que de certa forma assegura um grau de fidedignidade e confiabilidade aos coeficientes técnicos utilizados, bem como a estrutura de ponderação adotada neste estudo.

O método utilizado para obter índices de custos é conhecido como Índice de Laspeyres, que adota uma base de ponderação fixa (valores do ano base) e considera a evolução de preços num período, computada da seguinte forma:

 

 

em que:
P0 = preços dos diferentes serviços e insumos no ano base,
Q0 = quantidade desses serviços e insumos no ano base e
Pt = preço dos serviços e insumos no mês t.

 

Os preços de insumos e serviços utilizados na produção de leite são levantados em pesquisas mensais realizadas junto a cooperativas e empresas que atuam neste segmento comercial.

A estrutura de ponderação adotada, para os grupos, é apresentada na Tabela 1. Conforme se observa, os grupos que representam a alimentação são os que participam com maiores pesos na ponderação, justificado por representar um sistema de produção que adota maior nível tecnológico.

 

Tabela 1. Estrutura de ponderação do índice de custo de produção de leite da Embrapa Gado Leite.

 

Índice geral e grupos

Pesos

ICPLeite/Embrapa

100,00

Mão-de-Obra

8,49

Produção e Compra de Volumosos

21,03

Concentrado

57,54

Sal Mineral

2,24

Sanidade

4,40

Qualidade do Leite

1,21

Reprodução

1,50

Energia e Combustível

3,57

Fonte: Embrapa Gado de Leite.      

 

Equipe:

Luiz Carlos Takao Yamaguchi

Paulo do Carmo Martins

Alziro Vasconcelos Carneiro

Rosangela Zoccal

Glauco Carvalho

Lúcio Roberto Lima Sá Fortes

Aryeverton Fortes de Oliveira

 

 

Esta é a edição nº 21 do informativo eletrônico, Panorama do Leite, de 15 de agosto de 2008, uma publicação mensal de responsabilidade do Centro de Inteligência do Leite CILeite, criado em parceria entre a Embrapa Gado de Leite e a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais – Seapa. Embrapa Gado de Leite – Chefe-geral: Paulo do Carmo Martins, Chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento: Pedro Braga Arcuri, Chefe-adjunto de Comunicação e Negócios: Marne Sidney de Paula Moreira e Chefe-adjunto de Administração: Luiz Fernando Portugal Silva. Editora Geral: Rosangela Zoccal. Coordenador de Jornalismo: Rubens Neiva. Redação: equipe técnica do CILeite. Colaboração: Vanessa Maia A. de Magalhães. Projeto gráfico: Marcella Avila. Editoração eletrônica: Angela de Fátima A. Oliveira e Leonardo Fonseca. Estagiário: Milana Zamagno, Katyelen da Silva Costa e Rafael Junqueira.

 

 

Para não receber mais este newsletter do Centro de Inteligência do Leite. Clique aqui