O setor de insumos agropecuários e a pecuária de leite


Rafael Junqueira – Estagiário da Embrapa Gado de Leite

 Rosangela Zoccal – Pesquisadora da Embrapa Gado de Leite

e-agro@cnpgl.embrapa.br

          

O sistema Agroindustrial (SAG) do Leite tem importância significativa no Brasil. Está presente em todo território nacional e é um importante gerador de emprego, renda e tributos. Em termos de representatividade, o SAG do leite é um dos maiores sistemas agroindustriais do país, considerando o faturamento de 66,3 bilhões de reais em 2004 (CÔNSOLI & NEVES, 2006).

 

O setor de insumos agropecuários merece uma atenção especial na análise dos agentes que compõem a cadeia produtiva do leite. Este elo possui interferência direta com os agentes propulsores desse sistema, os produtores, sendo assim, a análise do mercado de insumos agropecuários é fundamental para o planejamento e a implementação de estratégias na cadeia produtiva do leite.

 

Entre os segmentos que fazem parte do setor de insumos agropecuários e apresentam grande relevância para a pecuária leiteira, podemos destacar o de rações, produtos veterinários e comercialização de sêmen. O Brasil é um importante mercado para esses segmentos, onde a grande extensão territorial e elevado número de animais proporcionam um mercado bastante atrativo, com tendência de ampliação na medida em que ocorre a maior profissionalização e especialização da atividade leiteira no país.

 

Rações

 

O Brasil é o terceiro maior produtor de rações do mundo, com produção inferior apenas aos Estados Unidos e China. Entre os países da América Latina, o Brasil é o maior produtor de rações, com produção de aproximadamente 50% do total da região (Figura 1).

 

          Fonte: Sindirações (2008)

Figura 1. Participação na produção de rações na América Latina em mil ton. (2005).

          

Embora a pecuária leiteira tenha menor participação no número de animais do rebanho bovino nacional, ela é responsável por aproximadamente 70% do volume de rações consumido pela bovinocultura brasileira, e 9% do consumo total de ração do país. Entre todos os segmentos avaliados, a pecuária de leite fica atrás somente da avicultura de corte e suinocultura (Tabela 1).

 

Tabela 1. Produção nacional de rações.

 

Segmento

Produção de ração (mil toneladas)

Variação (%)

2004

2005

2006

2007

2008*

2008*/2007

Avicultura

24.453

26.771

27.015

29.704

32.873

10,7

Corte

20.842

22.856

23.392

25.568

28.217

10,4

Postura

3.612

3.915

3.623

4.136

4.656

12,6

Suinocultura

11.553

12.393

13.136

14.195

15.310

7,9

Bovinocultura

5.165

5.375

5.321

6.458

7.320

13,3

Leite

3.784

3.805

3.810

4.419

5.056

14,4

Corte

1.381

1.570

1.511

2.039

2.264

11,0

Pet food

1.431

1.562

1.681

1.849

2.035

10,1

Eqüinocultura

300

300

344

441

499

13,2

Aqüicultura

250

218

227

225

245

8,9

Peixes

120

155

160

168

185

10,1

Camarões

130

64

67

57

60

5,3

Outros segmentos

300

589

640

682

720

5,6

Total

43.452

47.209

48.364

53.553

59.002

10,2

* Previsão
 Fonte: Sindirações (2008)
 

Produtos Veterinários

 

A indústria de produtos veterinários no Brasil teve faturamento de 2,439 bilhões de reais em 2007 (SINDAN, 2008), com crescimento médio anual de 6,5% entre 2004 e 2007.
 

Do total do faturamento do setor de produtos veterinários, 59% é proveniente da bovinocultura (Tabela 2). Segundo Lopes et al. (2006), a pecuária leiteira representa aproximadamente 30% do total gasto pela bovinocultura e 16% do faturamento total do setor, o que revela que entre as atividades analisadas, a pecuária de leite fica atrás somente da pecuária de corte em termos de participação de mercado.

 

Tabela 2. Faturamento do setor de produtos veterinários no Brasil - 2007.

 

Espécie

Reais (R$)

Participação %

Bovinos

1.445.755.335

59,3%

Aves

322.528.689

13,2%

Suínos

292.343.812

12,0%

Pets

285.249.677

11,7%

Equinos

70.534.803

2,9%

Outros

23.068.163

0,9%

Total

2.439.480.479

100,0%

 Fonte: Sinapse apud SINDAN (2008)
 

Comercialização de Sêmen

 

O melhoramento genético do rebanho, por intermédio de sêmen de touros provados, também possui grande importância para atividade leiteira, por proporcionar animais mais produtivos e adaptados as diversas regiões do país. Nesse sentido, a inseminação artificial é fator chave.  

 

A comercialização de sêmen de bovinos avançou aproximadamente 80% no período de 1995 até 2007 no país, com a pecuária leiteira crescendo 54% e a pecuária de corte 113%. Atualmente a pecuária de leite é responsável por 49% do mercado de sêmen de bovinos no Brasil (Figura 2).

 

                  Fonte: ASBIA (2008)
Figura 2. Evolução da comercialização de doses de sêmen de bovinos no Brasil.
 

Esta é a edição nº 24 do informativo eletrônico, Panorama do Leite, de 14 de novembro de 2008, uma publicação mensal de responsabilidade do Centro de Inteligência do Leite CILeite, criado em parceria entre a Embrapa Gado de Leite e a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais – Seapa. Embrapa Gado de Leite – Chefe-geral: Duarte Vilela, Chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento: Rui da Silva Verneque, Chefe-adjunto de Comunicação e Negócios: Carlos Eugênio Martins e Chefe-adjunto de Administração: Antônio Vander Pereira. Editora Geral: Rosangela Zoccal. Coordenador de Jornalismo: Rubens Neiva. Redação: equipe técnica do CILeite. Colaboração: Vanessa Maia A. de Magalhães. Projeto gráfico: Marcella Avila. Estagiárias: Milana Zamagno, Diego Pereira de Oliveira e Rafael Junqueira.

Para não receber mais este newsletter do Centro de Inteligência do Leite. Clique aqui