Problemas ambientais versus educação ambiental


Jisleny da Cruz – Especialista em Educação Ambiental
Heloisa Carneiro - Pesquisadora da Embrapa Gado de Leite - PhD em Produção Animal


A cadeia produtiva do leite, em abrangência nacional, vem desempenhando um relevante papel no suprimento de alimentos, na geração de empregos e de renda para a população. A cadeia agroindustrial do leite se configura como uma das mais importantes do agronegócio brasileiro. O rebanho bovino do Brasil é estimado em cerca de 202 milhões de cabeças de gado ocupando pouco mais de 172 milhões de hectares. Diante desses números, a pecuária tem sido apontada como uma das atividades que mais prejudicam o meio ambiente. Os impactos ambientais negativos causados pela bovinocultura estão relacionados principalmente com a forma de produção adotada no Brasil: o sistema extensivo de criação. Além disso, a pecuária passou a gerar grande preocupação entre os ambientalistas, devido às emissões globais de metano geradas a partir dos processos entéricos dos ruminantes.

A crescente subordinação do processo de produção da pecuária à economia de mercado determina a constituição de uma situação paradoxal em que a incorporação tecnológica, por um lado, possibilita o aumento e a diversificação da produção e, por outro, está associada ao surgimento de novas injúrias ao meio ambiente. Por isso, fazem-se necessários novos enfoques na formação de técnicos ligados à agropecuária, que levem em conta os impactos da pecuária e das respectivas tecnologias sobre o ambiente, além de outros temas como: antropologia, sociologia, agroecologia, relações da saúde com o ambiente e educação ambiental.

Como a Extensão Rural trabalha no dia-a-dia com os produtores, os seus técnicos deverão estar sempre atualizados nesses novos enfoques e aplicá-los na prática. A educação ambiental é uma das ferramentas existentes para a sensibilização e a capacitação da população em geral sobre os problemas ambientais. Com ela, busca-se desenvolver técnicas e métodos que facilitem o processo de tomada de consciência sobre a gravidade dos problemas ambientais; por isso, a necessidade urgente de tomarmos providências.

De forma similar, a "nova extensão rural" exigirá dos extencionistas a capacidade de compreender aspectos relacionados às relações sociais, assim como aspectos da história dos diferentes atores, como condições para o entendimento das reais necessidades, valores e aspirações que orientam sua busca permanente por melhores condições de vida.

Acredita-se que uma maior interação da Educação Ambiental popular com a "nova extensão rural" possa promover mudanças mais efetivas nas relações socioambientais. Qualquer ação educativa no campo deve levar em consideração a fala e as representações que os indivíduos têm acerca de seu universo. Por intermédio da fala e dessas representações, é possível articular a situação do sujeito no mundo, apontando sempre novos lugares de onde o sujeito pode responder aos demais. Assim, torna-se possível explicar de que forma a experiência e o senso comum dos trabalhadores rurais se apropriam e dão sentido aos conceitos vindos das tecnologias, e do mau uso delas na pecuária, ponto de partida para toda e qualquer estratégia educativa relacionada ao uso de agrotóxicos, destino correto dos dejetos, poluição do ar no meio rural e impacto da atividade pecuária sobre o meio ambiente.

 

Esta é a edição nº 44 do informativo eletrônico, Panorama do Leite, de 18 de julho de 2010, uma publicação mensal de responsabilidade do Centro de Inteligência do Leite CILeite. Embrapa Gado de Leite – Chefe-geral: Duarte Vilela, Chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento: Rui da Silva Verneque, Chefe-adjunto de Comunicação e Negócios: Elizabeth Nogueira Fernandes e Chefe-adjunto de Administração: Antônio Vander Pereira. Editores: Kennya Beatriz Siqueira e Marcos Cicarini Hott. Coordenador de Jornalismo: Rubens Neiva. Redação: equipe técnica do CILeite. Colaboração: Pedro Gomide e Leonardo Gravina. Projeto gráfico: Marcella Avila.

Para não receber mais este newsletter do Centro de Inteligência do Leite. Clique aqui