Balança comercial de lácteos

Rosangela Zoccal – Pesquisadora da Embrapa Gado de Leite
rzoccal@cnpgl.embrapa.br


O saldo da balança comercial de lácteos nos primeiros quatro meses de 2009 foi negativo em US$ 17,2 mil (20,2 mil toneladas) e no mesmo período do ano passado o saldo foi positivo em US$ 88,2 mil (19,0 mil toneladas), como se observa na Tabela 1 e 2. Os principais itens comercializados que contribuíram para o saldo negativo, em 2009, foi o leite em pó e soro de leite. O leite em pó é o principal produto da balança comercial, nos quatro primeiros meses do ano, foram importados 33,5 mil toneladas, e exportados 10,6 mil toneladas, gerando um saldo negativo de 23,0 mil toneladas com valor de US$ 29,5 mil.

Em 2008 o saldo da balança comercial de lácteos foi positivo em US$ 327,7 mil e aproximadamente 70 mil toneladas, segundo os dados do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O leite em pó e leite condensado foram os dois derivados mais vendidos no mercado internacional. Por outro lado, o soro de leite foi o produto que o Brasil mais importou, cerca de 36 mil toneladas, com valor de US$ 43 milhões.

O principal produto exportado, nos primeiros quatro meses de 2009, foi o leite condensado, que somou 10,8 mil toneladas. Esse volume foi semelhante ao volume de comercializado no mesmo período de 2008, que foi de 11,8 mil toneladas. As exportações de leite condensado representaram 77% do volume total vendido em 2009 e geraram uma receita de US$ 16,8 milhões.

 

Ainda observando os dados apresentados na Tabela 1 e 2, notamos que o doce de leite, o leite fluido e o soro de leite, são os produtos que o Brasil tem apresentado saldo negativo, de aproximadamente US$ 9,2 milhões.

As importações do leite em pó, no primeiro quadrimestre deste ano foram a um preço médio de US$ 2,04/kg, com origem principalmente na Argentina (79%) e Uruguai (20%) e custaram ao País US$ 67,7 milhões. As exportações, que somaram 10,6 mil toneladas, foram negociadas a um preço médio dos quatro meses de US$ 3,67/kg, gerando um receita de US$ 38,2 milhões e se destinaram a 18 países, porém os maiores volumes foram para a Venezuela (61%) e Argélia (28%).

 

Esta é a edição nº 30 do informativo eletrônico, Panorama do Leite, de 22 de maio de 2009, uma publicação mensal de responsabilidade do Centro de Inteligência do Leite CILeite, criado em parceria entre a Embrapa Gado de Leite e a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais – Seapa. Embrapa Gado de Leite – Chefe-geral: Duarte Vilela, Chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento: Rui da Silva Verneque, Chefe-adjunto de Comunicação e Negócios: Carlos Eugênio Martins e Chefe-adjunto de Administração: Antônio Vander Pereira. Editora Geral: Rosangela Zoccal. Coordenador de Jornalismo: Rubens Neiva. Redação: equipe técnica do CILeite. Colaboração: Leonardo Gravina e Pedro Gomide. Projeto gráfico: Marcella Avila.

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