Índice de Custo de Produção de Leite/Embrapa Gado de Leite (ICPLeite/Embrapa) (ICPLeite/Embrapa) |
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O Índice de Custo de Produção de Leite (ICPLeite/Embrapa) do mês de fevereiro de 2009 foi de 147,47 ante 144,48 em janeiro (considerando como base 100 o mês de abril de 2006). Significa que o custo de manutenção de uma empresa de produção de leite localizada no Estado de Minas Gerais subiu 2,07% em relação ao mês de janeiro de 2009. Com esse resultado, os dois primeiros meses do ano de 2009 acumularam alta de 3,74%. Considerando os últimos 12 meses a elevação de custo foi de 9,47% (Figura 1). |
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Fonte: Embrapa Gado de Leite |
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Na Tabela 1 pode-se verificar a estrutura de ponderação para o cálculo do ICPLeite/Embrapa (A metodologia completa está disponível na edição 21 do Panorama do Leite em http://www.cileite.com.br/panorama/edicao21.html) e as variações percentuais calculadas para o mês de fevereiro e nos últimos doze meses. |
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Variação do ICPLeite/Embrapa em fevereiro de 2009 Em fevereiro, o ICPLeite/Embrapa foi 147,47 (base 100=abril/06) ante a 144,48 de janeiro de 2009, representando aumento de 2,07% em relação aos preços praticados no mês de janeiro de 2009, ou seja, a variação do custo em fevereiro foi 0,43 pontos percentuais acima da verificada em janeiro (1,64%). Os grupos que influenciaram esta elevação foram concentrado, que apresentou alta de 3,89%, sanidade, 0,79% e mão-de-obra, 0,54%. O grupo concentrado sofreu influencia, principalmente, do aumento de preço do farelo de trigo, farelo de soja, caroço de algodão e fubá de milho. No grupo sanidade a alta foi puxada pelo preço de medicamentos e no grupo mão-de-obra foi reflexo da valorização do serviço de diarista. No entanto, observou-se desaceleração dos preços dos insumos que compõem os grupos sal mineral (-4,23%), produção e compra de volumosos (-0,74%) e energia e combustível (-0,04%). Os insumos que compõem os grupos qualidade do leite e reprodução mantiveram os preços estáveis.
O ICPLeite/Embrapa acumulado do ano (janeiro e fevereiro) foi de 3,74%. O grupo concentrado registrou a maior elevação, de 7,94%. Em seguida, com alta de 1,23%, aparece o grupo qualidade do leite, em razão do aumento dos preços de material de limpeza. O grupo mão-de-obra apresentou alta de 0,49%. No entanto, alguns grupos apresentam deflação nos preços. Os insumos que compõem o grupo produção e compra de volumosos foram os que apresentaram maior queda, de 3,49%, seguido dos grupos sal mineral (1,40%), sanidade (1,31%) e energia e combustível (0,06%).
Nos últimos doze meses (março 2008 a fevereiro 2009) o ICPLeite/Embrapa registrou alta de 9,47%. A maior variação ficou por conta do grupo sal mineral, que apresentou elevação de 27,37%. A segunda maior alta foi em mão-de-obra (11,27%), seguida do grupo produção e compra de volumosos (10,10%). O grupo que apresentou maior desaceleração foi energia e combustível, com queda de 10,60% no período. A explicação para esta queda está na redução das tarifas de energia praticadas pela concessionária do Estado em meados do ano passado (CEMIG). As Figuras 2, 3 e 4 ilustram as variações apresentadas na Tabela 1, destacando o índice geral e os grupos em três períodos distintos, ou seja, o mês de fevereiro, o acumulado no ano de 2009 e o acumulado em 12 meses. |
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Fonte: Embrapa Gado de leite |
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Fonte: Embrapa Gado de leite |
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Fonte: Embrapa Gado de leite |
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Esta é a edição nº 28 do informativo eletrônico, Panorama do Leite, de 20 de março de 2009, uma publicação mensal de responsabilidade do Centro de Inteligência do Leite CILeite, criado em parceria entre a Embrapa Gado de Leite e a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais – Seapa. Embrapa Gado de Leite – Chefe-geral: Duarte Vilela, Chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento: Rui da Silva Verneque, Chefe-adjunto de Comunicação e Negócios: Carlos Eugênio Martins e Chefe-adjunto de Administração: Antônio Vander Pereira. Editora Geral: Rosangela Zoccal. Coordenador de Jornalismo: Rubens Neiva. Redação: equipe técnica do CILeite. Colaboração: Leonardo Gravina e Pedro Gomide. Projeto gráfico: Marcella Avila. |
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