Conteúdo destinado à expressão cartográfica de dados e informações relacionados a cadeia leiteira. Objetiva-se subsidiar uma visão geográfica do ambiente lácteo e zoneamentos, proporcionar a identificação de movimentos territoriais na produção e das bacias leiteiras, e apoiar a tomada de decisão no planejamento de ações diversas por parte dos produtores, pesquisadores e empreendedores do setor.

Apesar da distribuição geográfica da produção de leite se estender a todo território mineiro, claramente observa-se agrupamentos de municípios ou microrregiões, onde ela se torna mais intensa. A regiões do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Centro e Sul de Minas, e Zona da Mata, se destacam na produção, com variáveis indicadoras de eficiência tal como rebanho ordenhado, se apresentando com variações importantes. As regiões do Triângulo Mineiro, centro e sul/sudeste de Minas detêm um rebanho proporcionalmente menor, se comparada à sua extensão territorial e à produção desempenhada, o que denota uma maior eficiência na produção de leite. Entretanto, outras regiões tais como Unaí, Noroeste de Minas, e Montes Claros, Norte de Minas, apresentam um crescimento importante na produtividade, com um incremento na produção de leite e aumento de eficiência do rebanho. A gradação disponibilizada nos mapas, em conjunto com os dados visualizados nos Sistema de Informação Territorial, se configuram num zoneamento territorial da cadeia do leite para identificação de regiões com indicadores semelhantes, e com isso se depreender a localização das áreas com maior ou menor eficiência na produção, bem como as regiões mais fragilizadas, com um ambiente físico e social com maior custo potencial (topografia, hidrografia e indicadores sociais desfavoráveis), e a partir dos dados econômicos disponíveis acerca de renda e preço, indentificar-se riscos à pecuária de leite, com uma provável inserção de outras atividades agrícolas. Portanto, com a utilização dos recursos disponíveis nesse site é possível a identificação de clusters e realização de tomada de decisões no âmbito do planejamento de ações na cadeia láctea.

As sessões de Mapas Temáticos, Servidor de Mapas e Downloads apresentaram complementação no trato da informação ambiental e sócio-econômica, possibilitando diversos tipos de análise, de forma simplificada e ao alcance dos diversos tipos de usuários. A conexão com ferramentas gratuitas tais Google Earthe e Google Maps, bem como com Sistemas de Informações Geográficas acadêmicos ou comerciais por meio dos dados disponibilizados para downloads, tornou o Módulo de Inteligência Geográfica e o Sistema de Informação Territorial elaborados mais versáteis, atendendo a uma ampla gama de necessidades e atividades de planejamento, pesquisa, extensão, acadêmica, dentre outras.

A disponibilidade dos dados em formato Shapefile, KML e KMZ facilitam a interoperabilidade e produção de novas informações a partir desse sistema e site de internet. Novos dados serão disponibilizados nas fases de manutenção e nas etapas de construção de novos módulos voltados para outras regiões e Estados do Brasil.