A Embrapa Gado de Leite iniciou, em 2006, a divulgação do “Índice de custo de produção de leite”, ICPLeite/Embrapa, que mede a variação mensal do custo de produção de leite em propriedades leiteiras localizadas no Estado de Minas Gerais. Trata-se de um índice semelhante ao calculado para medir a variação mensal do custo de vida de uma família típica.
 
Os preços de insumos e serviços empregados na atividade leiteira são levantados em pesquisas mensais realizadas junto a cooperativas e empresas que atuam nesse segmento comercial, localizadas no Estado de Minas Gerais. São consultados preços como os de insumos usados para produção de silagem, cana de açúcar e ração para vacas, e de farelos de soja e algodão, fubá, sal mineral, vacinas, carrapaticidas e bernicidas, sêmen, energia elétrica, gasolina e material de limpeza.
 
Como em todos os indicadores de custo, adota-se uma estrutura de ponderação que reflete a importância de cada grupo de custo no custo total. No caso do ICPLeite, a estrutura de pesos foi gerada em levantamento realizado junto a 4.360 produtores, em 250 municípios do estado de Minas Gerais. A estrutura de ponderação obtida a partir desse levantamento, por grupos, é apresentada na Tabela 1. Conforme se observa, os grupos que representam a alimentação são os que participam com maiores pesos na ponderação. Cabe ressaltar que a ponderação se refere aos custos com toda a atividade leiteira, ou seja, considera cria, recria, produção de volumosos e a produção de leite. Anteriormente, a estimativa era feita por setores, e divulgava-se apenas o índice do setor de produção de leite.

 

Tabela 1. Estrutura de ponderação do ICPLeite/Embrapa

Grupos Peso
Mão-de-obra 19,88
Produção e compra de volumosos 22,03
Concentrado 39,69
Sal mineral 2,94
Sanidade 3,69
Reprodução 2,27
Energia e combustível 6,10
Qualidade do leite 3,40
Soma 100,00
Fonte: Embrapa Gado de Leite
 
Juntamente com a informação da variação de preços dos grupos de insumos e serviços, essa estrutura é utilizada como base para calcular a variação no custo total mês a mês. O ICPLeite é uma média ponderada dos índices relativos de preços dos grupos de insumos e serviços. O fator de ponderação do preço relativo de um grupo i é dado pela proporção θ das despesas com esse grupo de insumo e serviço nas despesas totais da propriedade leiteira (Tabela 1). Logo, considerando os oito grupos de custos e o mês 0 como a base, o ICPLeite no mês t é dado por:
 
 
 
A metodologia também fornece a informação sobre a evolução dos preços dos diferentes grupos de insumos e serviços. Dessa forma, é possível comparar a variação dos custos de determinados insumos e da produção de leite ao longo do tempo. Além disso, o acompanhamento mensal dos custos de produção serve como um indicador de antecedência da rentabilidade da pecuária de leite, que pode direcionar a formulação de políticas públicas e estratégias privadas.