Boletim Intelactus-Cileite

 
Novidade A partir de hoje, você receberá as atualizações do Centro de Inteligência do Leite semanalmente. Assim, terá acesso, em primeira mão, a indicadores atualizados, análises e artigos produzidos pela equipe da Embrapa Gado de Leite.
 

Panorama do Leite
  
A edição de abril do Panorama do Leite traz a nota de conjuntura mensal, além de três outros artigos técnicos.

 
O atual momento de crise do setor lácteo mundial foi tema da reunião de Conjuntura da Equipe de Socioeconomia da Embrapa Gado de Leite, destacado na nota de abertura do Panorama do Leite de abril de 2016.
A retração do consumo de lácteos é descrita em números. Entre 2014 e 2015, a estimativa do consumo de lácteos em equivalentes litros de leite passou de 174 para 170 L/habitante/ano. 
As perspectivas do mercado mundial de alimentos orgânicos são tema do segundo artigo. De 2009 a 2014, esse setor cresceu 46%. 
No Brasil, estima-se que cerca de 240 produtores são adeptos do modelo de manejo orgânico do rebanho, com um total de 2.070 vacas e 6,8 milhões de litros de leite por ano.

O Panorama traz também um pouco da terapêutica de precisão, a gestão das individualidades sob a ótica da saúde com o uso mínimo e otimizado de medicamentos e produtos biológicos no tratamento e prevenção de enfermidades de animais.

 
Indicadores Agrícolas
 
O Indicadores Agrícolas traz como destaques em sua edição de maio:
A previsão de safra de grãos da Conab, realizada em maio/2016, indicou quebra acentuada de produção em relação ao relatório de abril. 
A safra de milho safrinha foi prevista em 52,9 milhões de toneladas ante uma previsão de 57,1 milhões de toneladas em abril. Essa queda reflete a estiagem que afetou áreas produtoras. 
As vendas de fertilizantes entre janeiro e abril de 2016 subiram 8,2% em relação aos quatro primeiros meses de 2015. Os preços também estão acima do verificado no início de 2015. 
As produções de defensivos agrícolas registraram um salto no mês de março, fechando o primeiro trimestre em 13,3% acima do primeiro trimestre de 2015. 
As vendas de máquinas agrícolas seguem bem abaixo do volume registrado no ano passado. Nos primeiros quatro meses a queda chegou a 40,9%. 
A balança comercial do agronegócio registrou exportações de 28,1 bilhões de dólares no primeiro quadrimestre do ano, com destaque para soja em grão, que respondeu por 26% desse valor. 
No mercado internacional, o USDA publicou relatório indicando aumento da área de milho nos EUA e ligeiro recuo na área e produção de soja. Isso acabou puxando os preços do complexo soja. 
No mercado interno, houve ligeira queda nos preços do complexo carnes, café, açúcar e álcool no mês de abril/2016. No álcool anidro e hidratado as quedas superaram 20% em relação a março.