Técnica de produção - Nutrição e Alimentação Animal

Concentrado para bezerros

Enviar por email
A-   A+
Oriel Fajardo de Campos
Embrapa Gado de Leite

INTRODUÇÃO

Pode-se considerar a criação de bezerros como sendo o primeiro passo na exploração leiteira e, como em qualquer outra atividade, o sucesso vai depender, pelo menos em parte, de como esse passo será dado.
Um dos principais objetivos dos criadores de bovinos de leite deve ser a redução nos índices de doenças e mortalidade dos bezerros, através da aplicação de práticas adequadas de manejo, higiene e alimentação que permitam também redução no custo de alimentação desses animais.

RECOMENDAÇÕES

A partir da segunda semana de idade, colocar o concentrado à disposição dos bezerros. Após o desaleitamento precoce (60 dias), a quantidade de concentrado a ser fornecida é de 1 ou 2 kg por animal por dia, até os seis meses de idade, dependendo da qualidade do alimento volumoso disponível.
Dos seis meses até um ano de idade, a quantidade é de 1 kg/animaI/dia. Deve-se renovar, com freqüência, o concentrado no cocho, principalmente nas primeiras semanas de vida dos bezerros. Alimentos molhados e mofados são menos consumidos e podem provocar doenças.

O fornecimento de um bom concentrado é fator chave no sucesso do desaleitameto ou da desmama precoce.




Solicite o CATÁLOGO DE PUBLICAÇÕES da Embrapa Gado de Leite, para conhecer publicações, vídeos técnicos e plantas de instalações sobre pecuária de leite.