Técnica de produção - Pastagens

Setária

Enviar por email
A-   A+
Maurílio José Alvim
Embrapa Gado de Leite

O capim-setaria se adapta a diferentes condições de solo e clima, destacando-se pelo seu potencial de produção de forragem, inclusive durante a seca e/ou frio, e, dependendo da forma de utilização, a forragem produzida é de boa qualidade. Essa espécie adapta-se a solos sujeitos ao encharcamento temporário, condições essas que, nas chuvas, prevalecem nas áreas de baixada das Regiões Sudeste e Sul do País. Além disso, é resistente a cigarrinha-das-pastagens.

Na Embrapa Gado de Leite, foram realizadas pesquisas que tiveram como objetivo avaliar formas de plantio e o potencial forrageiro do capim-setaria, tanto em condições de corte, como em condições de pastejo.

PLANTIO E ESTABELECIMENTO

A setaria pode ser estabelecida com o plantio de mudas ou sementes. Com mudas, recomenda-se a realização do plantio em dias chuvosos. Por meio de sementes, pode-se realizar o plantio a lanço, manual ou por meio de semeadeira, com leve incorporação das sementes ao solo. Se após a semeadura ocorrerem chuvas ou irrigações, torna-se desnecessária a incorporação das sementes ao solo. Se for usada baixa densidade de semeadura, é preciso fazer o plantio em sulcos, de 4 a 5 cm de profundidade, adotando o menor espaçamento possível.

A adubação fosfatada é, quase sempre, indispensável para o estabelecimento da setaria e deve ser realizada no momento do plantio, cuja dosagem dependerá do nível do fósforo já existente no solo. As adubações nitrogenada e potássica a serem realizadas em cobertura, após a germinação das sementes, também são necessárias, pois permitem aumentar a capacidade de competição dessa forrageira com as plantas invasoras.

PRODUÇÃO DE FORRAGEM E TEOR DE PROTEINA BRUTA

A setaria, quando irrigada e adubada durante a época da seca, produz cerca de 19 t de matéria seca/ha/ano, com boa distribuição ao longo do ano. Nessas condições, também os teores de proteína bruta são elevados e semelhantes durante o inverno e o verão, variando de 10 a 11%. A adubação para produção a ser aplicada em pastagem de setaria dependera dos resultados das análises de solo, que devem ser feitas anualmente. As três cultivares de setaria (Nandi, Narok e Kazungula) se adaptam bem às condições de áreas de várzea como as da Zona da Mata de Minas Gerais.

POTENCIAL FORRAGEIRO PARA PRODUCAO DE LEITE

Durante o verso, mantendo-se vacas mestiças em condições exclusivas de pastagem de setaria, sob pastejo continuo e disponibilidade de forragem ao redor de 1.800 a 2.800 kg/ ha de matéria seca, pode-se obter produções medias de leite ao redor de 10 kg/vaca/dia, com a taxa de lotação sendo de, aproximadamente, 3,0 vacas/ha. Assim, a produção de leite, nessa época do ano, pode alcançar valores médios de 30 kg/ha/dia. Nessas condições de manejo, a dieta selecionada pelas vacas durante o verão pode apresentar teor de proteína bruta de 14%, com digestibilidade de 65%.

Durante o inverno, se a pastagem de setaria for irrigada, a produção de leite não difere, acentuadamente, da produção do verão, podendo atingir níveis ao redor de 9 kg/vaca/dia, com lotação na pastagem sendo de 2,5 vacas/ha. Quando se associam pastagens de capim-setaria irrigada com pastagens de forrageiras de inverno (azevém), também irrigadas, a produção de leite pode alcançar 12 kg/vaca/dia. Com essa combinação, mas sem irrigação da pastagem de capim-setaria, a produção média de leite alcança valores ao redor de 11 kg/ vaca/dia.

A combinação setaria-azevém consiste no acesso diário dos animais à pastagem de azevém durante cerca de duas a três horas e permanecendo na pastagem de capim-setaria durante o restante do tempo. Nessas condições, a área de pastagem de azevém pode ser de, aproximadamente, 30% da área de pastagem de capim-setaria.

Deve-se considerar que, tanto no verão como no inverno, vacas mestiças em lactação, mantidas em pastagem de setaria, não precisam receber suplementação volumosa e concentrados para atingir os níveis de produção de leite mencionados.

O melhor capim é aquele que está disponível e com qualidade, na hora que o animal precisa.