Técnica de produção - Sanidade Animal

Injeções: procedimentos e onde aplicar

Enviar por email
A-   A+
Antônio Cândido de Cerqueira Leite Ribeiro
Embrapa Gado de Leite

É muito comum no dia-a-dia da fazenda a necessidade de aplicação de injeções em bovinos para prevenir ou mesmo curar doenças. Em função da importância dessa prática de manejo para o bom desempenho do rebanho descrevem-se a seguir regras práticas de aplicação.


SUBCUTÂNEA

A injeção subcutânea, como o próprio nome diz, deve ser dada debaixo da pele. Pode ser aplicada em qualquer parte do corpo. A
região compreendida atrás ou à frente da pá, que todos conhecem como paleta, é uma área fácil de ser atingida, e apresenta maior
segurança para o aplicador.
Para que a injeção seja melhor aplicada, recomenda-se dobrar a pele, para atravessar a agulha com maior facilidade.

ENDOVENOSA

De todos os tipos de injeções, é a que proporciona ação mais rápida do medicamento: é aplicada diretamente na corrente circulatória (direto no sangue). É a via preferencial para administração de soros. Os melhores locais de aplicação são as veias jugular (pescoço) e mamária (barriga). Normalmente, os produtos vêm acompanhados dos materiais necessários para realizar a medicação (equipo e agulha).

INTRAMUSCULAR

É a injeção aplicada dentro do músculo. As agulhas para esta aplicação são maiores. Deve-se tomar cuidado com o tamanho da agulha porque, se for uma injeção a ser aplicada em um bezerro, pode o tamanho da agulha ser de tal forma que atravesse todo o músculo e a aplicação seja fora do local ideal. Os melhores locais de aplicação são a região glútea (garupa), o músculo da tábua do pescoço e na parte detrás da coxa, justamente os mais volumosos.

INTRA-RUMINAL

A injeção intra-ruminal é bastante específica e e aplicada dentro do rúmem (estômago). A aplicação desse tipo de injeção deve ser atribuição do veterinário ou de pessoal habilitado. Como é uma aplicação de risco pode provocar grandes problemas, como infecções dentro da barriga do animal (peritonite)

INTRAPERITONIAL

É uma injeção que deve ser aplicada com muito critério pois pode trazer problemas sérios de infecções dentro da barriga (peritonite). Ela é aplicada dentro da barriga, sem ser dentro dos intestinos. É uma aplicação que deve ter a orientação do médico veterinário ou pessoa bem treinada.

INTRADÉRMICA

Como o nome diz, deve ser aplicada dentro da pele, isto é, não chega a atingir a região debaixo da pele. Esta aplicação é muito
específica, somente usada para testes alérgicos, como é o caso do exame de tuberculose. É uma aplicação que deve ser realizada pelo
médico-veterinário.

Determinados medicamentos têm prazo de carência para consumo do leite produzido pelos animais tratados. A aplicação correta desses medicamentos, quer seja por injeções ou outras vias, implica respeito a esses prazos, estipulados na bula, evitando-se assim problemas com a qualidade do leite.