Técnica de produção - Produção e Conservação de Forragens

Silagem de milho e sorgo

Enviar por email
A-   A+
Jackson Silva e Oliveira e Duarte l/ilela
Embrapa Gado de Leite

INTRODUÇÃO

Dentre os diversos sistemas de alimentação do rebanho, o mais econômico é a utilização de forrageiras por meio do pastejo. Entretanto, devido às condições climáticas, a disponibilidade de plantas forrageiras ao longo do ano é irregular, ocorrendo escassez de forragem na pastagem durante a seca.

Para que a produção não diminua durante a época seca, é necessário que a pastagem seja suplementada com outros alimentos volumosos. Uma das alternativas para isso é fazer silagem na época das águas para usá-la durante o período seco.

ENSILAGEM

A ensilagem é um método de conservação que consiste em colher e picar a forragem verde, e armazená-la em locais ausentes de ar para que sejam fermentadas.

SILOS

São compartimentos fechados, onde a forrageira picada é armazenada e compactada para expulsar o máximo possível de ar. Após 30 dias de fermentação, pode ser aberto e a silagem fornecida aos animais.

SILAGEM

É o alimento resultante de uma fermentação controlada. Tem cheiro agradável e deve ter suas propriedades nutritivas semelhantes à forrageira que lhe deu origem, para garantir bom consumo e bons índices de produtividade.

O QUE ENSILAR

A maioria das forrageiras consumidas pelos bovinos, na forma verde, se presta para silagem. O milho é o mais indicado devido à facilidade de cultivo e de fermentação, e do alto valor energético e alto consumo pelos animais. O sorgo possui as mesmas características do milho destacando-se apenas no menor valor nutritivo (10% menor que a do milho) e melhor adaptação às regiões ou períodos de poucas chuvas.

ÉPOCA DE COLHEITA

Milho e sorgo devem ser ensilados quando a matéria seca da planta estiver entre 30-35%. Isso ocorre quando o grão atinge o ponto farináceo. Para identificar esse ponto, uma regra prática é cortar o grão, esfregá-Io entre os dedos e observar se ele esfarela. No milho, outra maneira é observar a linha deleite; quando ela tiver atingido 3%: do grão, a colheita já pode ser feita.

TIPO DE SILO

Os tipos de silo variam quanto ao custo inicial, eficiência na conservação, facilidade para compactar, encher e retirar a silagem. Os principais são:

• trincheira (exige custo inicial de construção, facilidade para carregar, compactar e retirar o material, menor porcentagem de perda);

• superfície (sem custo inicial para construção, maior dificuldade para compactar, maiores perdas; se forem feitas proteções laterais, a compactação será melhor e as perdas serão menores);

• meia-encosta (custo alto de construção inicial, facilidade de carregamento - desde que as rampas de acesso sejam bem feitas; dificuldade para compactar e retirar, menor porcentagem de perdas).

PONTOS IMPORTANTES NO PREPARO DA SILAGEM

Para obtenção de uma boa silagem, alguns pontos devem ser observados:

• escolher um híbrido de milho ou de sorgo adaptado à região e que possuam boa produtividade de massa e bom valor nutritivo;

• cortar o material a ser ensilado em pequenos pedaços, de tamanho aproximado de 1 a 2 cm de comprimento, no caso específico para milho e sorgo; afie as facas da picadeira pelo menos uma vez por dia;

• expulsar o ar do silo, com uma boa compactação;

• cobrir o silo com lona e sobre ela colocar uma camada de terra de aproximadamente 10 cm;

• encher o silo no máximo em dois dias; para isso, é preciso que tamanho e número de silos sejam compatíveis com os equipamentos e mão-de-obra disponíveis.

GASTO ANUAL DE SILAGEM

É calculado de acordo com o número de animais, o período de alimentação e a quantidade fornecida diariamente para cada animal. Para alimentar 50 vacas em lactação, consumindo diariamente 30 kg/vaca, durante 180 dias, o cálculo é: 50 vacas X 30 kg silagem/dia X 180 dias = 270 toneladas

CÁLCULO DA ÁREA A SER PLANTADA E DO TAMANHO DO SILO

Para isso deve-se considerar as perdas que ocorrem durante a colheita e armazenamento que, em situações normais, ficam em torno de 15%. Assim, a área necessária para conseguir 31 O t de silagem (270 + 15%) dependerá da produtividade da lavoura; por exemplo, 7,8 ha ou 10,34 ha se a produtividade for 40 ou 30 t/ha, respectivamente.
Para calcular o tamanho do silo deve ser considerada a densidade da silagem dentro dele (600 kg/m3). No exemplo dado, o silo deverá comportar um volume de 517 m3 de forragem (31 O t + 0,6 à) = 517 m3.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Boas silagens apresentam cheiro agradável e coloração variando de verde-amarelo ao verde-oliva. Uma cor mais escura pode significar fermentações indesejáveis e mofos decorrentes de excesso de umidade ou compactação deficiente. E importante salientar que as técnicas de ensilagem são mais importantes do que o tipo de silo ou o uso de aditivos.